Paineira poderá ser cortada
Uma triste notícia foi dada aos tiradentinos neste fim de ano: a possibilidade do corte da Paineira localizada no alto São Francisco, devido ao apodrecimento de grande parte de sua base.
Por existir um grande apego da população com esta árvore que emoldura um dos principais cartões postais de Minas Gerais, houve uma grande mobilização de moradores para impedir que os bombeiros realizasse o seu corte. Por isto, a paineira ainda permanece, aguardando, porém um laudo técnico de um Biólogo do IEF, que indicará os reais riscos e a possibilidade ou não de recuperá-la.
Após a divulgação deste laudo, que deverá ser concluído apenas em Fevereiro, o eventual corte da paineira ainda dependerá do aval do Prefeito e do IPHAN, pois a árvore é tombada pelo Patrimônio histórico e possui uma ligação “afetiva” com a população.
A grande polêmica está relacionada à segurança, pois uma queda de uma árvore com essas proporções poderá causar danos irremediáveis tanto para o patrimônio Histórico, caso venha a cair sobre a igreja de São Francisco de Paula (século XVIII) quanto para os moradores que residem na parte baixa da Rua Custódio Gomes. Este risco ainda é acrescido do fato de estarmos no verão, período em que é comum as fortes chuvas e vendavais.
Caso o destino seja o corte da paineira, certamente será uma perda muito grande para os tiradentinos e visitantes, afinal, como ocorreu na vizinha São João Del Rei, com a necessidade de corte das palmeiras imperiais da igreja São Francisco de Assis, este será um símbolo da cidade que deixará muitas saudades.
Maiores informações sobre esta polêmica serão abordadas nas próximas edições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário